Prefeitura Municipal de Montanhas - RN

FESTA DE REIS OU FOLIA DE REIS, EM MONTANHAS É TRADIÇÃO

Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia Sagrada, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus). Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.

Em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Três Reis Magos, 6 de janeiro. Trata-se de uma tradição vinda da Espanha que ganhou força especialmente no século XIX e que mantém-se viva em muitas regiões do País… (In.: Wikipédia, a enciclopédia livre).

Em nosso Município de Montanhas RN, essa data vem sendo comemorada mesmo antes de sua Emancipação em 1963, e neste ano de 2018, na administração do Prefeito Manuel Gustavo será comemorada a festa social na Rua São João, Rua popularmente conhecida como a “Rua da Estação”.

Com a Participação de shows artísticos em grande estilo:

  • Dorgival Dantas
  • Giannini Alencar
  • Luana Sá

Muitas outras atividades acontecerão no centro da cidade e seu entorno, como: Parques infantis, vendas de guloseimas diversas, o tradicional pão de “rosca”, pão “recife”, assim eram denominados pelos habitantes mais idosos do município.

Venha participar da tradicional e melhor Festa de Reis da Região.