Prefeitura Municipal de Montanhas - RN

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Secretária: LUZIA FARIAS DE OLIVEIRA
Endereço: Praça 20 de Julho, s/nº, Centro – Montanhas/RN – CEP 59198-000
E-mail: sec.saude@montanhas.rn.gov.br
Telefone: (84) 98762-5048

UNIDADES DE SAÚDE E EQUIPES

A SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MONTANHAS

A Prefeitura Municipal de Montanhas, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem a Equidade, um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. No âmbito do sistema nacional de saúde, se evidencia, por exemplo, no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender a diversidade.

Nesse sentido, o SUS é um projeto que assume e consagra os princípios da Universalidade, Equidade e Integralidade da atenção à saúde da população brasileira, o que implica conceber como “imagem-objetivo” de um processo de reforma do sistema de saúde “herdado” do período anterior, um “sistema de saúde”, capaz de garantir o acesso universal da população a bens e serviços que garantam sua saúde e bem-estar, de forma equitativa e integral. Ademais, se acrescenta aos chamados “princípios finalísticos”, que dizem respeito à natureza do sistema que se pretende conformar, os chamados “princípios estratégicos”, que dizem respeito à diretrizes políticas, organizativas e operacionais, que apontam “como” deve vir a ser construído o “sistema” que se quer conformar, institucionalizar. Tais princípios, são, como vocês sabem, a Descentralização, a Regionalização, a Hierarquização e a Participação social.

Na Atenção Primária à Saúde de Montanhas, existem dois modelos de Unidades de Saúde: As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Os dois modelos contam com os seguintes profissionais: Unidades Básicas de Saúde (Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Enfermagem, Auxiliar em Saúde Bucal, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico(a), Recepcionista, ASG, Vigia) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Recepcionista).

A diferença entre os dois modelos está na organização da atenção, no perfil das equipes e na divisão territorial. Nas Unidades Básicas de Saúde, o médico é especialista da Atenção Primária à Saúde (Medicina de Família e Comunidade), treinado para atender a todas as fases do ciclo de vida da pessoa, desde o nascimento, passando pela gravidez até chegar à velhice.

Ainda assim a Saúde do Município de Montanhas, conta ainda com a Assistência Farmacêutica, na dispensação de medicamentos da Farmácia Básica e Farmácia Hospitalar.
A Média Complexidade tem como referência a Unidade Mista Santa Izabel, que tem seu funcionamento 24 horas com Médico, Enfermeiro, Técnicos de Enfermagem, Farmacêutico, Nutricionista, Recepcionista, Motorista, ASG, e Nilza Dantas é a Responsável pela Administração da Unidade.

A Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Praça 20 de Julho, S/N Centro, tem como Secretária, Luzia Farias de Oliveira, entre seus atendimentos à população, dispomos de Sala de Imunização (Atenção Básica), Setor de Regulação (Marcação de Exames e Consultas de Média e Alta Complexidade), Digitadores do E-SUS, Coordenações de Atenção Básica e Ações em Saúde.

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA 2018

1º-Quadrimestre-2018-Audiência-Pública-Secretaria-de-Saúde.pdf (227 downloads ) (10,8MB)

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Pular para o conteúdo