INTERCÂMBIO ENTRE MUNICÍPIOS FAZ MONTANHAS REPENSAR SOBRE REUSO DAS ÁGUAS

O Município de Montanhas formou uma equipe para visitar o Município de Currais Novos, a fim de conhecer na prática a manutenção e as técnicas aplicadas no uso e reuso de águas cinzas, que são aquelas provenientes de pias, chuveiros e tanques de lavar roupas, que podem ser tratadas e reaproveitadas para fins como irrigação de pequenos cultivos e abastecimento de sistemas agroecológicos. O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) promove no RN e implementa tecnologias sociais acessíveis e sustentáveis para esse reaproveitamento, promovendo a conscientização sobre a importância da gestão eficiente dos recursos hídricos em uma região marcada pela escassez de água, além da implantação de sistemas de filtragem e reuso.

O projeto também envolve capacitações com as famílias da agricultura familiar, garantindo que o conhecimento sobre o manejo adequado da água seja disseminado e aplicado de forma eficiente. Dessa maneira, o SEAPAC fortalece a resiliência das comunidades rurais, incentivando práticas de convivência harmoniosa com o semiárido e reduzindo o desperdício de um recurso essencial para a vida, mostrando que soluções simples podem gerar grandes impactos na vida das famílias.

Acompanharam os visitantes de Montanhas, os técnicos do SEAPAC, cuja a visita ocorreu na residência de Seu Duda e de sua filha Rainne Kelly, uma das residências que atua com o Projeto de reuso de águas cinzas. O referido Projeto atende 30 famílias da zona rural de Currais Novos e envolve diversas etapas, desde a orientação para instalação até o acompanhamento contínuo. Os moradores da comunidade Boa Esperança demonstraram passo a passo o processo de tratamento e reuso da água para irrigação.

Na ocasião, contou-se com a presença do Diácono Teixeira, que ressaltou a importância do SEAPAC e toda sua equipe no engajamento desse Projeto e explanou as ações de resultados recebidos com o desenvolvimento sustentável e a conservação dos recursos hídricos. O advogado Dr. Evandro destacou que a implementação desse projeto em Montanhas será um grande benefício para o homem do campo, garantindo maior segurança hídrica e oportunidades para os agricultores. Além disso, o vice-prefeito de Montanhas, Naldinho, enfatizou o interesse da gestão municipal em criar e adaptar o projeto para a realidade do município.

Também estiveram presentes a secretária de Meio Ambiente e sua equipe, o secretário de Agricultura e sua equipe, o técnico da EMATER-RN responsável pelo atendimento na região de Montanhas, bem como, o presidente e membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montanhas.

A visita proporcionou um rico intercâmbio de conhecimento e experiências, para fortalecer a parceria entre o Governo Municipal e homem do campo. De modo que as perspectivas para a implementação do projeto em Montanhas, seja uma realidade em breve.

Pular para o conteúdo