ATENÇÃO PARA A DATA DE VACINA DA 2ª DOSE DE CADA MONTANHENSE

O Município de Montanhas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, vem ressaltar a importância do cidadão montanhense estar atento ao calendário de aplicação das vacinas da COVID-19. Principalmente aqueles que já tomaram a primeira dose e que, para garantir a imunização é preciso tomar a segunda dose na data prevista no cartão de vacinação.

Esta Secretaria de Saúde se mantém vigilante no sentido de cumprir com o calendário estabelecido pelos órgãos competentes, normas e protocolos técnicos no combate a atual pandemia da Covid-19. Portanto, nesta ocasião pedimos encarecidamente a toda a população que tiver acesso a estas informações, que possa auxiliar seus familiares e amigos verificando na Caderneta de Vacinação dos mesmos a data prevista para a aplicação da segunda dose do imunizante.

Dessa forma, destacamos que a 2ª dose aplicada fora do prazo não terá o efeito desejado, comprometendo a imunização preconizada no percentual estipulado pelo fabricante. É preciso ficar atento para este detalhe! Seja um fiscalizador ou fiscalizadora: colabore com a vida!

O Município de Montanhas recebeu 2 (dois) tipos de vacinas:

CORONAVACDepois de aplicada a 1ª dose, o usuário deverá tomar a segunda dose entre 21 e 28 dias (não deixar passar dos 28 dias).

ASTRAZENECA – Depois de aplicada a 1ª dose, o usuário deverá tomar a segunda dose passados 90 dias (não deixar dos 90 dias).

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu até sábado, dia 27/03, um total de 1.541 doses, das quais já foram aplicadas a 1ª dose para 1.035 pessoas com idades acima de 70 anos.

Importante ressaltar que já foram aplicadas a 2ª dose em 252 pessoas.

Este informe segue com as orientações da Vigilância Sanitária Municipal que solicita de cada montanhense a responsabilidade de manter o distanciamento social, usar máscara sempre e sair de casa apenas em situações de extrema necessidade.

Agradecemos a compreensão de cada cidadão!