O Município de Montanhas, por seu Prefeito Manuel Gustavo de Araújo Moreira e pela Secretária Municipal de Saúde Dra. Luzia Farias de Oliveira, anuncia nesta oportunidade, que Montanhas está classificada em 10º lugar entre os 167 municípios do RN no ranking do Previne Brasil, programa nacional que avalia o desempenho e a qualidade dos serviços de Atenção Primária em Saúde (APS) oferecidos pelos municípios e, classificado em 4º lugar na I Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte que compõe 27 municípios em sua área.
A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde na lista das cidades por Estados da Federação com maior pontuação. A nota se refere ao período de janeiro a abril deste ano. Montanhas continua sendo destaque em todo o RN com relação aos seus índices de qualidade em atendimentos de saúde básica. Muito obrigado pelo trabalho de todos. Temos muito o que comemorar”, disse a Secretária de Saúde Luzia Farias.
A Secretária pontua, afirmando que celebrou os resultados destacando os avanços do município. Neste setor refletem o compromisso da gestão em ofertar os melhores serviços à população e também ao envolvimento das equipes da Estratégia Saúde da Família e de Atenção Básica executando os serviços na ponta. Temos aprimorado nossas ferramentas de planejamento e investido na valorização do servidor.
O ISF é a média do desempenho obtido nos sete indicadores do Previne Brasil, que contemplam as áreas de saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança e doenças crônicas. Além de avaliar a qualidade dos serviços de atenção primária oferecidos aos usuários do sistema público, os resultados obtidos por cada município são utilizados como base de cálculo para o financiamento das ações de saúde.
O Ministério da Saúde estabeleceu que resultados acima de 7 na média desses indicadores garantem aos municípios o Selo de Qualidade em Atenção Primária à Saúde. Montanhas atingiu o 10º lugar no Estado com nota 8,72.
“O meu desejo é que o funcionário possa ter o reconhecimento não só através de um incentivo financeiro justo, mas também com melhores condições de trabalho, e assim, todos juntos à Administração Municipal possamos ampliar os serviços e cuidados na Atenção Primária a Saúde. É meu desejo e objetivo”. Fecha finalizando a Secretária.
Acompanhe na íntegra a Classificação do Ranking Previne Brasil disponível para download é só colocar RN na uf: