PROJETO DE SUSTENTABILIDADE É CONCLUÍDO COM SUCESSO NA ESCOLA MUNICIPAL DO SERROTE

O Projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade aconteceu no dia 04 de junho de 2024 na Escola Municipal do Serrote, localizada no Sítio Serrote, em Montanhas/RN. Este evento é um marco significativo para a comunidade escolar e para a preservação ambiental na região.

O Município de Montanhas, através da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao curso Escola da Terra, oferecido pelo IFRN no polo de Canguaretama/RN. Esta iniciativa visa proporcionar aos educadores das escolas do campo uma formação continuada, adequada à realidade da comunidade local. A formação recebida pelos educadores os capacitou a elaborar e implementar um Plano de Ação com o tema “Meio Ambiente e a Sustentabilidade”, focado em contribuir para a formação de uma geração de estudantes conscientes do seu papel como cidadãos, valorizando aspectos éticos, sociais, econômicos e ambientais.

Os educadores desenvolveram diversas atividades e projetos com os alunos, promovendo a conscientização ambiental e a sustentabilidade. Este trabalho é fundamental para inculcar nos jovens a importância de preservar o meio ambiente, uma vez que, como José Ortega y Gasset sabiamente afirmou: “Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo.”

Esta frase reflete a interdependência entre o ser humano e o meio ambiente, destacando que nossa existência e bem-estar estão intrinsecamente ligados à saúde do planeta. Se não cuidarmos do que nos rodeia, estaremos comprometendo nosso próprio futuro. A educação ambiental, portanto, torna-se uma ferramenta essencial para garantir que as futuras gerações compreendam a importância de viver em harmonia com a natureza, adotando práticas sustentáveis que preservem os recursos naturais.

O projeto desenvolvido na Escola Municipal do Serrote incluiu atividades como plantio de árvores, reciclagem, palestras sobre a importância da água e da biodiversidade, além de ações para reduzir o consumo de plástico. Essas iniciativas têm como objetivo inspirar os alunos a agir de forma responsável em relação ao meio ambiente.

A culminância deste projeto no dia 04 de junho foi um momento de celebração e reflexão sobre os resultados alcançados e os desafios que ainda precisam ser enfrentados. A participação ativa dos estudantes, educadores e da comunidade local demonstra que, quando todos se unem em prol de um objetivo comum, é possível promover mudanças significativas.

Em resumo, o evento na Escola Municipal do Serrote simboliza um passo importante na jornada rumo à sustentabilidade e à conscientização ambiental. Através da educação continuada e do engajamento comunitário, estamos formando cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios ambientais do futuro, garantindo que a preservação do que nos cerca seja uma prioridade para todos.