PROJETO SAÚDE NA ESCOLA: PREVENÇÃO DE ARBOVIROSES

Ação Educativa Intersetorial

Na última semana de maio, entre os dias 20 e 24, o município de Montanhas, através da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um importante projeto educativo, nas escolas municipais, voltado para a prevenção de arboviroses. Essa iniciativa foi coordenada pela equipe de combate a endemias e contou com diversas atividades educativas intersetoriais.

Palestras Informativas

As palestras foram um dos principais componentes do projeto, ministradas pela Profª.esp. Edinalva Nery, Coordenadora do Setor de Endemias, com a participação dos agentes de endemias Maria José e Alberto Marques. Essas palestras abordaram temas fundamentais para a prevenção de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya.

Recursos Didáticos Utilizados

Para tornar as palestras mais interativas e informativas, foram utilizados diversos recursos didáticos:

• Vídeos Educativos: Apresentações audiovisuais que mostram de forma clara e dinâmica as práticas de prevenção.
  • Músicas Temáticas: Canções educativas que ajudaram a fixar o conhecimento de maneira lúdica.
  • Maquete Ilustrativa: Modelos que representavam cenários de risco e as medidas corretas para eliminá-los.
  • Exposição de Material Gráfico: Panfletos, cartazes e banners com informações detalhadas sobre prevenção de arboviroses.
  • Material das Atividades Laborais de Controle Vetorial de Campo: Demonstração das técnicas empregadas pelos agentes para o controle de mosquitos.
  • Material de Entomologia Vetorial: Exemplares de vetores e explicações sobre suas características e ciclos de vida.
  • Banners Temáticos: Informações visuais sobre prevenção de arboviroses e outros agravos.

Peças Teatrais em Escolas

Além das palestras, foram realizadas peças teatrais em diversas escolas do município. Essas apresentações abordaram a prevenção contra a dengue e outras arboviroses de maneira envolvente e educativa, facilitando a compreensão das crianças sobre a importância dessas medidas.

Importância das Ações Educativas

O trabalho dessas ações educativas intersetoriais é de extrema importância na:

• Prevenção de Arboviroses: Reduzindo a incidência de doenças como dengue, zika e chikungunya.
  • Prevenção do Tracoma: Promovendo hábitos de higiene que evitam essa infecção ocular.
  • Prevenção de Acidentes por Animais Peçonhentos: Orientando sobre como evitar e lidar com acidentes envolvendo animais venenosos.

Impacto na Saúde Pública

Estas atividades são essenciais para a promoção da saúde pública, pois:

• Educação e Conscientização: Informam a população sobre práticas de prevenção, promovendo uma comunidade mais saudável e consciente.
  • Responsabilidade Social: Incentivam a participação ativa dos cidadãos na manutenção de um ambiente seguro e livre de doenças.
  • Autocuidado: Enfatizam a importância de medidas preventivas e cuidados pessoais, reduzindo o risco de agravos à saúde.

Através dessas ações educativas, o município de Montanhas deu mais um passo significativo na luta contra as arboviroses e outros agravos, demonstrando a relevância da responsabilidade social e da educação para a saúde pública.