
Nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) do Rio Grande do Norte, Rivaldo Fernandes, esteve em visita ao município de Montanhas. Durante sua passagem, participou de uma série de encontros com representantes locais e da comunidade.
A agenda incluiu uma palestra na Semana Pedagógica, onde abordou temas relacionados à preservação ambiental e à importância da conscientização ecológica na educação. O Tema abordado na palestra pedagógica foi “A educação ambiental e as inovações tecnológicas da contemporaneidade”. Em seguida, o superintendente visitou a Câmara Municipal, dialogou com os vereadores e populares presentes no recinto, sobre políticas ambientais e desafios regionais. Na ocasião, também conduziu uma palestra voltada aos parlamentares, reforçando a necessidade de ações conjuntas para a sustentabilidade do município.
Em continuidade às atividades, esteve reunido com membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, debatendo questões ambientais que afetam diretamente a agricultura familiar e as atividades rurais da região. O encontro proporcionou um espaço para esclarecimentos e troca de ideias entre os trabalhadores e o representante do IBAMA.
No auditório do Sindicato, acontecia já o 4º ciclo de cursos promovidos pelo SENAR/RN (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), os trabalhadores da agricultura familiar e afins, receberam os certificados de conclusão do curso e culminou com a presença relevante do Superintendente do IBAMA.
Além desses compromissos, o superintendente seguiu para uma visita à lagoa principal do município, acompanhado pela secretária de Meio Ambiente, Alenusca Câmara, e sua equipe do meio ambiente, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Miguel Santos, e demais coordenadores do sindicato, Assessor do Governo Municipal e do Marketing, contou ainda, com o advogado Evandro Borges, representante jurídico da Câmara Legislativa. Durante a visita, foram discutidas as condições ambientais da lagoa e possíveis medidas para sua conservação.
A visita reforça o compromisso do órgão ambiental com a aproximação das comunidades e gestores municipais, buscando estratégias para o desenvolvimento sustentável, preservação dos recursos naturais, além do diálogo por soluções para os desafios ambientais enfrentados pelo município de Montanhas.