NOVEMBRO AZUL FOI MARCADO EM AÇÕES PELA SAÚDE DO HOMEM

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata e a única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Neste mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Montanhas oportunizou, através de nossas seis equipes da Estratégia Saúde da Família, momentos de promoção à saúde do homem, com expedientes noturnos que permitiram um melhor envolvimento do público-alvo da campanha. Nessas ocasiões, que sucederam-se em duas noites distintas em cada Unidade Básica de Saúde, foram realizados os seguintes procedimentos:

1. Palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem;
  2. Atendimento médico;
  3. Atendimento odontológico;
  4. Realização de testes rápidos para sífilis, hepatite B, hepatite C e HIV;
  5. Atualização do esquema vacinal.

As equipes da ESF ainda realizaram sorteios de brindes e um saboroso lanche com o público masculino montanhense!