AGOSTO LILÁS EM MONTANHAS TEM AÇÃO COM ATIVIDADES DIVERSAS DURANTE TODO O DIA

No mês de agosto, é trabalhado a temática conhecida como “Agosto Lilás” pelo combate à violência contra a mulher, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), intensificam as ações que garantem os direitos sociais de mulheres em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos.

Desde sua implantação, os equipamentos CRAS e CREAS vêm garantindo e cumprindo o papel de proteção social especial em que seus usuários estão em situação de risco social e pessoal, em que seus direitos foram violados ou ameaçados e que seus vínculos familiares foram rompidos. Exemplos dessas violações são: abuso sexual, violência física ou psicológica, abandono ou afastamento do convívio familiar.

O equipamento CRAS atua de forma preventiva.  Estamos mostrando a essas mulheres que a violência doméstica existe, como acontece, quais as principais vítimas e agressores e auxiliando sobre os canais de resolução da problemática.

Diante do cenário de violência contra a mulher, o papel do CREAS é acolher, orientar, receber as denúncias e a partir destas atuações efetivar que os direitos dessas mulheres sejam garantidos.

Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, trabalho, habitação e lazer iremos realizar uma blitz pela manhã com o intuito de conscientizar a população montanhense, e a tarde às 14:00h acontecerá uma roda de conversa no CCI com profissionais do CRAS e CREAS.