NOTA À POPULAÇÃO DE MONTANHAS SOBRE O CORONAVÍRUS (COVID-19)

Nesta manhã de sexta-feira (03), a SESAP do RN informa para a Vigilância Sanitária de Montanhas que o material colhido em 23, 24 e 25 de março de 2020 de pacientes com suspeita de Coronavirus testa para negativo.

Continuamos aguardando o resultado de mais 02 (dois) materiais coletados e que ainda não estão disponibilizados pelo órgão competente do Estado, fatos esses ocorridos nos dias 27 e dia 31.

Como já anunciamos em Boletim Oficial (veja), foram registrados até o momento 07 casos suspeitos, 03 já testaram negativos, 02 casos aguardando resposta e, nos dois outros casos, o material não foi coletado por não se enquadrar dentro dos critérios exigidos pela SESAP, mas que a Equipe Técnica da Vigilância Sanitária do Município mantém os pacientes monitorados, qualquer mudança no quadro clínico desses pacientes será acionada imediatamente a coleta necessário para a investigação do processo de exame e, portanto, encaminhado ao local competente.

Com isso, precisamos informar a população que ainda o melhor remédio para essa crise continua sendo o isolamento social, não fazer aglomeração, evitar contato próximo entre pessoas, idosos permanecerem em casa, entre outras ações correlatas, só assim atingiremos, com sucesso, vencer essa pandemia globalizada.

Atenção Montanhas! Não deve-se banalizar essa crise, pelo fato de até o presente momento não haver casos positivos, graças a Deus e à prevenção que cada um está fazendo com muita responsabilidade, esse é o momento mais crítico da pandemia, há informação de que o pico desses acontecimentos serão de 06 a 20 de abril, de modo, que não quebremos as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e nem devemos descumprir as determinações e diretrizes dos órgãos governamentais.