Reunião da Secretaria Municipal de Saúde X Agentes de Combate as Endemias em 17/03/2017

Considerando que o cenário epidemiológico de Montanhas, no que se refere a morbidade, não difere muito do que se observa no Estado do RN como um todo, ou seja, apresenta um quadro bastante preocupante, tendo as principais causas de morbidade a Dengue, Zica vírus, Chikungunya, Tuberculose entre outras. A Secretária Mu
nicipal de Saúde de Montanhas, Luzia Farias de Oliveira, tão logo teve em mãos o Resumo do Levantamento de Índices Amostral do Aedes aegypti (LIA) apresentado pelo Coordenador do Programa de Combate as Endemias em Montanhas, Juno César Albuquerque, convocou uma reunião com os Agentes de Combate as Endemias, os Agentes Comunitários de Saúde, a Coordenadora de Ações de Saúde Elidiana do Nascimento e a Coordenadora da Atenção Básica, Ana Kely tendo convidado também o Prefeito Engº Manuel Gustavo para que todos pudessem discutir as bases estratégicas para o enfrentamento de uma possível infestação dos mosquitos da dengue no Município de Montanhas.

Além da presença de um total de 34 entre os agentes de combate as endemias e agentes comunitários de saúde estiveram presentes o vice – prefeito Ramalho e o Secretario de Cultura, Jailson Cordeiro.
Iniciando a reunião a Secretária esclarece que a estratégia desenvolvida até o momento para combate ao A. aegypti é centrada no controle químico, onde foi utilizado nesses dois meses e meio, um larvicida foi jogado nos depósitos e caixa d’água no período das visitas aos domicílios pelos agentes de combate as endemias (ACE).

Convidou o Coordenador para realizar a exposição dos dados obtidos através de inspeção realizada entre 06 a 10/03/2017 e que foi demonstrado conforme o quadro abaixo:

A Secretaria Municipal de Saúde de Montanhas considera imprescindível o conhecimento do comportamento epidemiológico (evento, doença ou agravo) de forma que através desse encontro busca discutir alternativas para que os agentes de saúde e de combate as endemias possam juntos a comunidade e também do envolvimento de outras secretarias municipais amortizar o desenvolvimento de um agravo que venha a prejudicar a população. As escolas do município através de seus diretores, professores e alunos muito podem contribuir no sentido de divulgar as informações e recomendar ações de prevenção através de seus alunos que com o conhecimento devem repassar em suas residências o cuidado de prevenir. Esta Secretaria pretende em breve marcar um encontro com a Secretária Municipal de Educação, professora Marta e assim planejar ações  para o envolvimento dos professores na discussão desse tema.

A febre de Chikungunya muito contribui para o aumento das doenças incapacitantes e o controle do vetor dessa morbidade assim como da dengue do Zika vírus e outras é fundamental. Observamos que se faz necessário o envolvimento de toda comunidade através do cuidado com a limpeza de suas caixas d’água, depósitos, tanque assim como o cuidado com o lixo e outros recipientes. Foi discutida também a possibilidade da secretaria de saúde providenciar a aquisição de peixes (piaba) para serem colocados em tanques no solo, esses peixes devorariam as larvas que não foram atingidas pelo larvicida.  Essa experiência já foi colocada em prática em vários municípios brasileiros com resultado de eficiência no combate ao mosquito.

Necessário se faz que a comunidade exija de seu agente de saúde informações e que os procedimentos sejam realizados com atenção e cuidado. Por exemplo, se sua caixa d’água não foi vistoriada exijam esse procedimento por parte de seu agente  e se você não possui uma escada adquira emprestada com seu vizinho, mas não deixe de exigir o tratamento com o larvicida. Vamos todos juntos ao combate desse mosquito, pois depois de instalada a doença, ela além de incapacitá-lo para o trabalho pode levar a efeitos mais graves como, por exemplo, perda de vida importante ao nosso convívio.