AGENTES COMUNITÁRIOS E AGENTES DE ENDEMIAS FORMALIZAM CONFRATERNIZAÇÃO

Nesta quinta-feira (05), em Montanhas, os (as) Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às endemias do município, realizaram confraternização para registrar o acontecimento de formatura desses profissionais que, a partir de então, passam a ser Técnicos (as) Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos (as) Agentes de Combates às Endemias.

A iniciativa partiu desses profissionais para produzir a comemoração de formatura, e teve a parceria do Município de Montanhas. Os formandos convidaram como Paraninfo da turma a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Dra. Luzia Farias de Oliveira e como Patrono o Prefeito Municipal Manuel Gustavo de Araújo Moreira. Ambos não puderam comparecer, mas encaminharam os seus Assessores. Pela SMS Jussiê Araújo e pelo Executivo Municipal Ubiratan de Melo Gonçalves.

O Prefeito pediu que o seu assessor fizesse ser ouvido aos presentes o motivo da sua ausência, elevasse os votos de apreço a todos os familiares e convidados dos formandos e que justificasse a importância desses profissionais nas políticas públicas do nosso município, os esforços que cada um profissional tem em conduzir o melhor para a saúde, além da colaboração direta para a vida de cada munícipe. Reconhecemos o bom trabalho de todos e que continuemos com o propósito de ter sempre dias melhores para todos os montanhenses. Disse o prefeito.

A Secretária de Saúde produziu sua fala através da Profissional, enfermeira Nalva, atuante no ESF do Bairro Cidade Nova. Com muita propriedade fez ecoar no espaço de confraternização a mensagem de Luzia Farias. Depois do protocolo inicial, discorreu o texto com destaque para todos Agentes frisando um pouco sobre as datas comemorativas que foram instituídas pela Lei nº 11.585/2007 (Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde) e a Lei nº 13.059/2014 (Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias), falou da importância da equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde que desenvolvem ações para prevenção de doenças, com foco em atividades educativas realizadas em domicílios e coletividades, indispensáveis para o Sistema Único de Saúde (SUS). Destacou ainda, a importância das enfermeiras (preceptoras) Erinalda Maria dos Santos e Suzane da Silva A. de Figueredo, assim como, as coordenadorias da Secretaria pela contribuição para a formação desses profissionais que agora são técnicos Agentes. Citou ainda, São Francisco de Assis e outros que escreveram sobre o Giovanni que depois passou a ser chamado Francisco de Assis e assim se expressou: “Todos os irmãos esforcem-se por seguir a humildade e a pobreza de Nosso Senhor Jesus Cristo…”. Para concluir, quero lembrar a todos os diplomados e aos que tiveram participação direta e indireta na construção e condução desse saber a mais que ficará para os Caríssimos Agentes de Saúde e Agentes de Combate as Endemias. Essa iniciativa do curso tem o objetivo de melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos montanhenses. Disse Luzia.

Parabéns para todos os formandos, familiares desses profissionais, o Município de Montanhas, agradece a todos e a cada profissional que com o seu apoio melhora a qualidade de vida do nosso povo.

A festa rolou com jantar e muitas brincadeiras!

Créditos das fotos: Aline Marques e Nelson Aranha