Sexta feira (09) no Lagu’s Clube, onde temporariamente funciona a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, foi realizada a Conferência sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico PMSB.
Muitas ações foram apresentadas neste dia, que contou, também, com a participação de membros do grupo de dança da Escola Municipal do Serrote e ainda com a Professora Lúcia de Fátima que desenvolveu todo trabalho com as crianças.
As 9:00 horas foi aberto os trabalhos de apresentação do Plano e sua importância para o município, estiveram presentes representantes da UFRN, FUNASA, Técnicos do Projeto de Saneamento, Coordenadores da parte Técnica, Comitê do Projeto Municipal de Execução e planejamento, Secretários do Executivo local, sociedade civil e populares.
Apresentado o Plano, foi também facultada a palavra onde os participantes interagiram com os profissionais técnicos e muitos pontos foram esclarecidos. Com isso, mostra a importância desses entendimentos que naturalmente é de grande valia para um meio ambiente mais saudável e com projeção de melhoria na qualidade de vida dos nossos munícipes.
Foi tratado na Conferência, que Montanhas está de parabéns, pois até março de 2017 o município não tinha se quer inscrição sobre o PMSB. O Prefeito Manuel Gustavo, ao participar na primeira reunião na UFRN sobre este determinado assunto, ficou surpreso pelo descaso de como foi tratado o saneamento básico de Montanhas, estava disponível desde 2010 as iniciativas para começar a implantação do Plano e nada havia sobre Montanhas, não constava nada! De repente foi criada as Comissões de execução e Orçamento, ambas publicadas no Diário Oficial e foi dada a largada para a efetivação do Projeto.
Novembro de 2018 a fase de conclusão foi realizada, foram 16 audiências públicas, inúmeras oficinas, reuniões e a Conferência concluindo os trabalhos, começamos bem atrás dos demais municípios do RN. A UFRN absorve 86 municípios na área em que Montanhas faz parte e hoje somos o 14º concluído. “Muitos outros municípios começaram primeiro e ainda não chegaram a sua fase final”. Disse Rogério na Conferência.
É um esforço muito plausível do Prefeito em incentivar a melhoria na saúde de Montanhas e dos seus habitantes, o Saneamento Básico é benéfico por prevenir doenças, oferecer qualidade de vida, além de tratar a limpeza urbana, controlar as pragas e resíduos visando à saúde das comunidades.
Vamos as fotos da Conferência: