SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARTICIPA DA REUNIÃO CONSENS RN

Informamos a população de Montanhas que o DigiSUS Gestor – um dos componentes da estratégia e-Saúde – é uma plataforma digital em construção, que tem por objetivo instrumentalizar os gestores públicos, pesquisadores e toda a sociedade, a obter e informações e dados produzidos pelo MS Ministério Da Saúde, por suas entidades vinculadas e por órgãos de pesquisa e disponibilizá-los de forma sistematizada, em forma de painéis, mapas, gráficos e tabelas de caráter executivo e gerencial.

Nos últimos anos, o Ministério da Saúde tem desenvolvido ações no âmbito da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a fomentar o planejamento ascendente, a discussão do rateio dos recursos e a fortalecer o processo de regionalização em saúde e de organização do sistema. Estas ações buscam trazer efetividade às determinações estabelecidas na legislação do SUS. Dentre as prioridades do MS, está a reformulação dos sistemas de informação do SUS, com foco na integração das informações, de forma a facilitar o planejamento e monitoramento das ações e serviços em saúde.

A gestão do DigiSUS Módulo Planejamento (DGMP) é do Departamento de Articulação Interfederativa (DAI/MS), por meio da Coordenação Geral de Articulação dos Instrumentos da Gestão Interfederativa (CGAIG/MS).

Dra. Luzia Farias e Kleber, ambos do Município de Montanhas, estiveram presentes e participaram da reunião, que foi pactuado na reunião do COSEMS onde cada município teve 01 (uma) vaga para esse momento inicial, a capacitação se deu no dia 12/04/2019.

É importante para o município devido a sua busca na plataforma do MS e lá vai estar disponibilizado com mais detalhes toda sua pesquisa.

Fotos: