APARELHO COLETOR DE LEITE MATERNO NO RN SÓ TEM EM 4 CIDADES: NATAL, MOSSORÓ, CAICÓ E MONTANHAS

O Município de Montanhas por sua Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nesta sexta-feira 29 de março, equipamento e insumos para coleta de leite materno, o mesmo ficará armazenado em um ambiente característico e apropriadamente para o uso das mães que não conseguiram amentar os seus filhos pela ordem natural de amamentação.

Dr. Felipe, e sua esposa médica Chesea, ele brasileiro e ela americana, respectivamente, fizeram a doação de um aparelho para instalarmos um banco de leite no município de Montanhas. Somos assim, o quarto município a ter esse produto: Natal, Mossoró, Caicó e Montanhas. A importância dos laços de amizade que ele desenvolveu com o município após trabalhar na Zona Rural de Montanhas, contribui para que a municipalidade hoje tenha este aparelho tão importante, portanto, aqui vai os nossos agradecimentos aos dois médicos, Dr. Felipe e Dra. Chesea. Concluiu Luzia Farias.

O Aparelho e insumos oriundos diretamente dos USA, Estudos Unidos da América, ficarão em uma sala apropriada na Secretaria de Saúde, localizada na Praça 20 de Julho, não haverá atendimento a domicílio, para evitar problemas no manuseio e outras implicâncias que poderá oportunamente ocorrer.

Já há um relato de um atendimento realizado na municipalidade, por coincidência no dia da entrega do aparelho e ainda com os médicos na cidade, foi anunciado, de repente, que uma paciente acabara de chegar da Maternidade Januário Cicco de Natal RN e precisa utilizar a máquina e a paciente veio com a informação de que uma médica, amiga de Dr. Felipe, lá da Maternidade havia dito: “ Dr. Felipe me disse que em Montanhas tem um aparelho que muito vai aliviar as suas dores, pois você pode coletar o leite que seu bebê não tem força para sugar, então procure a Secretaria de Saúde” disse

A Secretária de Saúde junto com os médicos e pessoal que foi treinado para fazer a execução, se dirigiu para a residência da Senhora, ora paciente, e lá foi coletado 60ml de leite, com tranquilidade ficou notavelmente explicito a satisfação da mãe que agradeceu ao atendimento.

As palestras realizadas com mães, profissionais da saúde e demais curiosos, aconteceu em várias etapas, na Secretaria de Saúde, com o início de tudo, depois no CCI – Centro de Convivência dos Idosos que por sinal já foi uma reunião mais abrangente e por fim no Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR de Montanhas, no auditório, encerrando as palestras e apresentações dos médicos que contribuíram com os equipamentos para a municipalidade.

Veja as fotos e vídeos cedidas (os) por Luzia Farias: