DIA 30 DE SETEMBRO EM MONTANHAS HAVERÁ CAMPANHA DE VACINA ANTIRRÁBICA PARA CÃES E GATOS

O setor de combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadora Edinalva Nery, informa que no dia 30 de setembro haverá vacinação em cães e gatos em locais predeterminados (Praça 20 de julho; Praça do Bairro Cidade Nova e Praça dos Taxistas) no horário das 08:00h às 16:00h. Leve seus animais que uma equipe estará aguardando a chegada deles para promover aplicações da vacina antirrábica.

A Coordenadora Municipal de combate às Endemias juntamente com sua equipe, realizou nos dias 19 e 20 de setembro, a divulgação e apresentação da campanha antirrábica para os proprietários de cães e gatos nas unidades básicas de saúde do Município: Cidade Nova; Centro II; Lagoa de Pedra; Centro I e Boa Esperança.

O objetivo deste trabalho educativo de divulgação, vem com o princípio de apresentar a importância da imunização contra raiva nos aspectos gerais de prevenção contra a raiva humana e animal. Para tanto, foi abordado o tema sobre a zoonose raiva e quais os danos que podem ocasionar à saúde pública, tanto para os humanos, quanto para os animais. Além do que, foi apresentado, também, quais os procedimentos que deverão ser ministrados em tempo hábil, nos casos de acidentes por mordeduras, arranhões e/ou salivas de cães e gatos nos humanos e a conduta que deverá ser usada com relação aos animais.

A campanha é anual para cães e gatos acima de 3 meses. Animais em fase gestacional e de amamentação podem se habilitar a receber a vacina normalmente. Afirma o Ministério da Saúde.