DIA DE SANTA LUZIA EM MONTANHAS – FERIADO MUNICIPAL

O Município de Montanhas, neste dia 13 de dezembro, comemora o dia de Santa Luzia, a padroeira do Sítio Ingá, feriado municipal. A população devota da Santa acompanha as atividades religiosas e sociais que acontecem na localidade.

Em pesquisa sobre a Santa Luzia, encontramos relatos de que Luzia nasceu em Siracusa, na Sicília, ilha do Mediterrâneo, que hoje faz parte da Itália, no ano de 283. Na época, o cristianismo era perseguido pelo governo romano. Sua família, contudo, era cristã e, ao que consta, gozava de uma vida de riquezas.

“Sua mãe, adoecida, desejava o seu casamento com um fidalgo da nobreza. No entanto, isso a desagradava, pois ela queria viver em castidade na consagração a Deus e ao seu Senhor, como cristã. Segundo a tradição, Santa Águeda não apenas lhe curou a mãe, mas, também, lhe revelou que sofreria o martírio e seria venerada em toda a Siracusa”, comenta o pesquisador e escritor J. Alves, membro da Academia Brasileira de Hagiologia e autor do livro Os Santos de Cada Dia e de Santa Luzia – Novena e Biografia.

“A mistura de várias lendas e histórias sobre os olhos de Luzia não acabar construindo essa tradição de ela ser a padroeira da visão. Provavelmente essa ligação da santa com os olhos tenha uma origem etimológica. Luzia, afinal, vem do latim lux, ou seja, luz. Santa Luzia, cujo nome significa luz, é a portadora da luz e a protetora dos olhos.”

Diante do exposto, muitos fies da Santa Luzia, vão à capela do Ingá, em Montanhas, para demonstrar a gratidão das bençãos recebidas e para homenagear a sua grandeza.

Na véspera do dia de Santa Luzia, além das missas e todo movimento religioso programado, é também realizado festa social e com grande momento de descontração envolvendo bandas musicais, cantores e o tradicional leilão. Este ano a festa contou com a Participação dos cantores Ivo Nóbrega, Amisterdã e Banda Forró Meirão.

Fotos encaminhadas por Jonas “O Ferinha”: