SECRETARIA DE SAÚDE DE MONTANHAS REALIZA PALESTRA ENTRE SERVIDORES PÚBLICOS DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE

Na tarde de segunda-feira (26) na Sociedade Beneficente de Montanhas – SOBEM, o Município de Montanhas por sua Secretaria Municipal de Saúde realizou palestra de grande importância para os servidores da Educação e da saúde. O tema abordado tratou das questões atuais que envolve o setembro amarelo.

Foi convidado para ministrar a palestra o Médico Dr. Jair Farias que se destaca na área da psiquiatria, com reconhecidos trabalhos prestados no Rio Grande do Norte e atuação nacional nos congressos que participa e associações que é membro ativo. Contou também com os convidados que formaram a mesa palestrante. Dra. Conceição, Médica que presta serviço no Município a mais de 40 anos, conforme foi abordado oportunamente no evento e as Psicólogas do Município Melani que atua no momento junto a secretaria de saúde e Inês de Medeiros com atendimentos no CRAS junto a secretaria de desenvolvimento social.

Dr. Jair foi enfático quando faz sua locução no tratamento da doença mental afirmando que esses acontecimentos do autismo, suicídio, depressão e o que segue nessa linha, não são transmitidos pelo ar, pelo vento ou por adventos similares. Eles acontecem pelas células e, por isso, é necessário um acompanhamento clínico, onde possa ser diagnosticado o problema, pois tem que se buscar as causas. Portanto, essa investigação é muito importante e sem o diagnóstico complica muito mais. Disse!

O Médico continua com ênfase para o suicídio quando muita gente oculta o fato em detrimento da sua preservação, mas esses acontecimentos terão que ser divulgados sim, em meios de comunicação e etc e tal, para que ascenda mais a preocupação diante dessa realidade. Ela está presente em nosso convívio e Dr. Jair aponta que o médico tem que orientar, ajudar, colaborar com as pessoas que já de início tendem para essa realidade. O atendimento tem que ser preciso e de urgência para evitar o suicídio e a depressão generalizada. Proteger a criança neste sentido é um ato de zelo, todos aqui presente devem ser multiplicadores de cuidado para essas situações depressivas.

A depressão já está constatada que é um dos maiores motivos de afastamento do trabalho e de muitas desistências de conclusão de cursos de segundo graus e acadêmicos. Disse Jair e banalizar essa questão é deixar de zelar pelo cidadão e prestar os cuidados necessários para o seu crescimento intelectual e psicológico.

Houve questionamentos dos participantes e muitas dúvidas foram esclarecidas, diante dessa realidade, foi apresentado em falas por Dra. Conceição e as Psicólogas Inês de Medeiros e Melani, além do Dr. Jair, que é muito importante saber de onde parte os problemas, por isso tem que se ater às intervenções para saber se os problemas são sociais, psicológicos, psiquiátricos, ou esteja no ambiente em que conviva, para que possa ser solucionado os problemas e uma equipe, que na medicina é usado o termo, equipe  interdisciplinar, deva atuar imediatamente.